SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número4Extrativismo e Produção de Alimentos como Estratégia de Reprodução de Agricultores Familiares do Assentamento Seringal, Amazônia MeridionalResponsabilidade Social nas Agroindústrias Canavieiras no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

BRAGA, Francisco Laercio Pereira  e  OLIVEIRA, Ana Claudia Sampaio de. A Influência da Taxa de Câmbio e Renda Mundial Sobre as Exportações Brasileiras de Soja (2000-2015). Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2018, vol.56, n.4, pp.663-680. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-94790560407.

Este trabalho propõe-se a testar a possível existência de uma relação de longo prazo entre as variáveis taxa de câmbio e renda mundial sobre o desempenho das exportações brasileiras de soja. Para este fim, estima-se um modelo econométrico capaz de descrever o nível de sensibilidade (elasticidade) das variáveis explicativas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2015. A estratégia empírica adotada foi o uso dos métodos de séries temporais, teste de raiz unitária, teste de cointegração de Johansen, modelo vetorial autorregressivo (VAR) mais completo, denominado modelo vetor de correção de erros (VECM), a função impulso-resposta e a decomposição dos erros de previsão da variância. Os resultados demonstraram que apenas a variável renda mundial mostrou-se relevante para explicar as oscilações ocorridas ao longo do tempo na variável dependente exportação de soja, revelando a importância da conjuntura internacional para as vendas brasileiras da commodity. A variável taxa de câmbio apresentou sinal contrário à teoria econômica; contudo, registrou um coeficiente significativo. Na análise de curto prazo, observou-se que existe certa defasagem de tempo para que os desequilíbrios ocorridos no curto prazo sejam corrigidos no longo prazo.

Palavras-chave : Exportação de soja; renda mundial; modelo VEC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )