SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número4A Influência da Taxa de Câmbio e Renda Mundial Sobre as Exportações Brasileiras de Soja (2000-2015)A Configuração das Lógicas Institucionais do Campo da Cachaça de Alambique em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

WISSMANN, Martin Airton; SHIKIDA, Pery Francisco Assis  e  AYALA, Juan Carlos. Responsabilidade Social nas Agroindústrias Canavieiras no Brasil. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2018, vol.56, n.4, pp.681-700. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-94790560408.

O objetivo desta pesquisa é identificar qual das dimensões econômica, ambiental ou social exerce maior influência no comportamento socialmente responsável das agroindústrias canavieiras no Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento teórico a fim de identificar a origem, evolução e conceituação da Responsabilidade Social, além de caracterizar e apresentar a relação das agroindústrias canavieiras com o tema de pesquisa. Este trabalho adotou como procedimento metodológico as pesquisas de natureza explicativa e quantitativa. Como instrumento de pesquisa aplicou-se um questionário, elaborado a partir do embasamento teórico e das orientações disponibilizadas pela Global Reporting Initiative, sendo aplicado a um universo de 184 agroindústrias canavieiras (individuais ou grupo de empresas), obtendo retorno de 128 questionários. Para a validação das hipóteses, foi utilizada a modelagem de equações estruturais, aplicada por meio do SmartPLS. Os resultados demonstraram que existe influência positiva das dimensões econômica, ambiental e social no CSR. Quando comparadas as três dimensões, devido ao fato de que a atividade sucroalcooleira é bastante sensível às questões ambientais, além das regulamentações que orientam os processos industriais, estatisticamente a dimensão ambiental mostrou-se não significante. Por outro lado, a dimensão social, por questões históricas, características da atividade e administrativa, mostrou maior poder de influência no CSR.

Palavras-chave : Comportamento socialmente responsável; agroindústria canavieira; dimensões econômica; ambiental e social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )