SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número4Responsabilidade Social nas Agroindústrias Canavieiras no BrasilMonitoring and Evaluation of the Agricultural and Rural Renewal Program in Algeria: case of the Ouarsenis area índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

PAIVA, André Luiz de  e  BRITO, Mozar José de. A Configuração das Lógicas Institucionais do Campo da Cachaça de Alambique em Minas Gerais. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2018, vol.56, n.4, pp.701-718. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-94790560409.

O campo organizacional da cachaça de alambique em Minas Gerais é constituído por diferentes atores e estruturas sociais. Esta configuração passou por diversas transformações desde o período colonial, marcado pela fabricação e pelo consumo marginalizados, até a atualidade, quando a bebida se consolidou como símbolo da cultura nacional. Em certos segmentos, a cachaça figura, inclusive, como um produto de alta distinção social e ampla inserção no mercado externo. Nessa direção, este trabalho teve como objetivo descrever a configuração das lógicas institucionais que constituem esse campo organizacional. Inicialmente, procuramos resgatar o contexto sócio histórico da bebida por meio de fontes documentais e entrevistas com atores que representam organizações do campo. Em seguida, delineamos as quatro principais lógicas que servem de referência para os produtores de cachaça de alambique, a saber: tradição, mercado, Estado e a lógica técnico-científica. Descrevemos os principais aspectos constitutivos destas lógicas, destacando seus pressupostos e orientações em relação a práticas e à dimensão simbólica. Nessa direção, foi possível evidenciar como a dinâmica institucional, especialmente a partir da emergência da lógica técnico-científica, orientou mudanças na configuração normativa da produção e do consumo de cachaça.

Palavras-chave : Cachaça de alambique; lógicas institucionais; pluralismo institucional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )