SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1O Pronaf na Zona da Mata Mineira: efeitos nos PIBs total e setorial dos municípios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

FREITAS, Alan Ferreira de; FERREIRA, Marco Aurélio Marques  e  FREITAS, Alair Ferreira de. A Trajetória das Organizações de Agricultores Familiares e a Implementação de Políticas Públicas: um estudo de dois casos. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2019, vol.57, n.1, pp.9-28.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1234-56781806-94790570101.

Este trabalho procurou analisar como a trajetória das organizações de agricultores familiares pode afetar a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e sua execução localmente. A hipótese de trabalho é que o modo como as organizações são constituídas determina a forma como as interações com outros atores acontecem no âmbito de uma política pública, influenciando a sua execução. Para se chegar aos resultados, tomou-se como estratégia de pesquisa o estudo dos casos de Espera Feliz e de Guaraciaba, ambos localizados na Zona da Mata de Minas Gerais. O trabalho de campo revelou, conclusivamente, que as condições sociais herdadas e a racionalidade sob a qual as organizações coletivas são constituídas conformam os modos de funcionamento das mesmas e a forma de acesso a políticas públicas, podendo afetar os arranjos locais e os resultados do programa.

Palavras-chave : políticas públicas; organizações coletivas; agricultura familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )