SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número2Impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar na agricultura familiar de Santa CatarinaAnálise de opções reais aplicada na diversificação da produção rural no estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

ZANIN, Vanclei; BACCHI, Mirian Rumenos Piedade  e  ALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti de. A demanda domiciliar por arroz no Brasil: abordagem por meio do sistema Quaids em 2008/2009. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2019, vol.57, n.2, pp.234-252.  Epub 15-Jul-2019. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1806-9479.2019.171853.

O arroz é um alimento básico na dieta do brasileiro; contudo, o lento crescimento de seu consumo tem impactos diretos na expansão do setor. Para compreender os fatores que afetam esse consumo e suas inter-relações com outros alimentos foram estimadas, neste estudo, as elasticidades da demanda por dez alimentos nos domicílios brasileiros, utilizando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Para tanto, foi aplicado o modelo Quadratic Almost Ideal Demand System (Quaids) ajustado para o problema do consumo censurado e da endogeneidade das despesas. Os resultados gerais indicam que o arroz apresenta elasticidade-dispêndio menor que a unidade. A elasticidade-renda da demanda reforça esse comportamento de bem necessário, sendo mais elevada em regiões como o Centro-Oeste e o Sudeste. O feijão é um bem complementar ao arroz, ao passo que pão e farinha de mandioca se mostraram como importantes substitutos. Por fim, os resultados encontrados podem ser úteis para dinamizar o consumo domiciliar desse produto, por meio de estratégias que reduzam o preço, com o aumento da produtividade ou alterações tributárias, ou, ainda, estratégias focadas em mercados regionais e que promovam a substituição de outros alimentos pelo cereal.

Palavras-chave : Modelo Quaids; arroz; demanda domiciliar; elasticidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )