SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número2Análise de opções reais aplicada na diversificação da produção rural no estado do ParanáDeterminantes do custo de oportunidade dos fazendeiros em manterem a reserva legal – os casos paulista e mato-grossense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

FILIPPI, Amanda Cristina Gaban  e  GUARNIERI, Patricia. Novas formas de organização rural: os Condomínios de Armazéns Rurais. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2019, vol.57, n.2, pp.270-287.  Epub 15-Jul-2019. ISSN 1806-9479.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2019.177593.

Com o desenvolvimento do setor agrícola no país e mudanças políticas, econômicas e sociais, o Brasil se tornou um dos principais produtores e exportadores de commodities no Agronegócio. Adicionalmente, os gargalos logísticos, principalmente o relacionado ao déficit de armazenagem, bem como o crescente interesse no Supply Chain Management e nas novas formas de organização rural ganharam importância para as cadeias produtivas. O objetivo desse artigo é caracterizar a nova forma de organização rural denominada de Condomínios de Armazéns Rurais. Realizou-se uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com procedimento técnico de estudo Multicaso, complementado pela revisão da literatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas, observação direta e análise documental. Constatou-se que esta nova configuração é um modelo em expansão, viável e financeiramente competitivo para o agronegócio brasileiro, que proporcionam a diminuição do déficit de armazenagem e outros gargalos logísticos. Ademais, apresentam inúmeras vantagens, como a comercialização estratégica da produção, a redução de custos de armazenagem e de custos logísticos e o aumento do lucro para os associados. Este trabalho contribui ao mapear práticas inovadoras no setor de armazenagem e propõe uma agenda de pesquisa que pode auxiliar acerca do tema abordado.

Palavras-chave : armazenagem; associação rural; condomínios de armazéns rurais; logística agroindustrial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )