SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número4Uma cadeia produtiva mais integrada? A utilização do hedge dinâmico na oscilação dos preços diários da cadeia produtiva da carne suínaEficiência técnica da produção de milho no estado de São Paulo: uma abordagem por metafronteira estocástica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

MONTEIRO, Jonathas Viana et al. Metafronteira de produção e eficiência técnica da carcinicultura nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2019, vol.57, n.4, pp.530-544.  Epub 28-Nov-2019. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1806-9479.2019.179534.

No Nordeste do Brasil, a carcinicultura tem alcançado nível elevado de eficiência técnica, porém, estes avanços não vêm acontecendo de forma homogênea entre os estados produtores. Este estudo tem como objetivo analisar as diferenças tecnológicas da produção de camarão cultivado existentes entre os dois maiores produtores nacionais deste produto, Ceará e Rio Grande do Norte, em 2011. Para isto, aplicou-se o modelo de metafronteira tecnológica proposto por Battese, Rao e O’Donnell, que objetiva estimar uma função envoltória das fronteiras estocásticas de produção dos dois estados. Os dados relativos à produção e ao gerenciamento das fazendas de camarão foram extraídos do Censo da Carcinicultura de 2011, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), sendo 100 fazendas localizadas no Ceará e 112, no Rio Grande do Norte. Os resultados mostraram que, em termos médios, o Ceará apresentou maior eficiência técnica (ET) do que o Rio Grande do Norte, sendo que a área média dos viveiros teve maior impacto sobre a ET do Ceará, e o número de funcionários contratados, sobre a ET do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave : camarão; eficiência produtiva; agronegócio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )