SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue2Agricultural modernization in the brazilian AmazonImpact evaluation of technical assistance on the income of Brazilian family farmers in 2014 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia e Sociologia Rural

Print version ISSN 0103-2003On-line version ISSN 1806-9479

Abstract

THIAGO, Fernando; KUBO, Edson Keyso de Miranda; PAMPLONA, João Batista  and  FARINA, Milton Carlos. Estilo de gestão de produtores rurais. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2020, vol.58, n.2, e188254.  Epub June 19, 2020. ISSN 1806-9479.  https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.188254.

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar o Estilo de Gestão de produtores rurais no Brasil. Tratou-se Estilo de Gestão como a manifestação das características de se administrar a interação entre as pessoas e entre pessoas e a estrutura, de um ou coletivo de gestores de uma determinada organização. Para analisar o Estilo de Gestão dos produtores rurais, foram considerados os fatores Liderança, Decisão, Comunicação, Controle, Planejamento e Motivação. A abordagem mista subsidiou a metodologia da pesquisa, tendo a análise quantitativa a partir da técnica de levantamento (survey) e análise qualitativa utilizando a técnica de grupo focal, sendo que, para cada técnica de coleta de dados, foram utilizadas amostras diferentes. A amostra dos participantes do levantamento consistiu em 101 gestores de organizações produtoras rurais brasileiras. Participaram da reunião do grupo focal 5 profissionais com experiência e conhecimento na área de gestão de organizações rurais. Os resultados mostraram que os produtores rurais possuem um Estilo de Gestão caracterizado pela forte presença de atividades referentes à liderança, decisão, controle, motivação e tecnologia e menor relevância nos aspectos planejamento e comunicação.

Keywords : estilo de gestão; sistema de gestão; modelo de gestão; agropecuaristas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )