SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3A constituição de uma novidade organizacional no Sul do Brasil: avanços e limites da participação da agricultura familiarA expansão da soja no município de Jaguarão/RS: análise das percepções através da abordagem narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia e Sociologia Rural

versão impressa ISSN 0103-2003versão On-line ISSN 1806-9479

Resumo

RIBEIRO, Luiz Carlos de Santana; LOBO, Ariana Souza; SILVA, Lizandra Duarte da  e  ANDRADE, Nathália Francelina Santos. Padrões de crescimento econômico dos municípios do MATOPIBA. Rev. Econ. Sociol. Rural [online]. 2020, vol.58, n.3, e212613.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 1806-9479.  http://dx.doi.org/10.1590/1806-9479.2020.212613.

Este artigo objetiva classificar os municípios do MATOPIBA com base em um conjunto de variáveis socioeconômicas, com destaque para as características agrícolas. Além disso, propõe-se a decompor o crescimento do VAB setorial no período 2010-2015, no sentido de identificar grupos de municípios com vantagens competitivas e de especialização. Para tanto, foram utilizadas conjuntamente a análise de cluster e o shift-share com base em informações do IBGE, RAIS e PNUD. A aplicação do shift-share foi realizada com base nos grupos formados pela análise de cluster, o que permite maior integração dos métodos. Os principais resultados mostram a formação de cinco grupos, sendo apenas um deles considerado incipiente do ponto de vista do dinamismo da agropecuária. Os resultados do shift-share apontam que esse grupo considerado incipiente foi o único a apresentar VLT negativa e não apresentar vantagem competitiva nem ser especializado na agropecuária.

Palavras-chave : MATOPIBA; agropecuária; cluster; shift-share.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )