SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1INQUISIÇÃO, INQUISIÇÕES: Aspectos da participação dos judeus na vida sócio-política brasileira nos anos 30O RAPTO DAS DONZELAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

MARTINS, José de Souza. IMPASSES POLÍTICOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMAZÔNIA. Tempo soc. [online]. 1989, vol.1, n.1, pp.131-148. ISSN 1809-4554.  http://dx.doi.org/10.1590/ts.v1i1.83341.

Os anos recentes demonstraram que há uma fratura entre as lutas camponesas e as organizações polfticas que buscam medicalizá-las e dirigi-las. É uma frarura de origem, um desenconlro de tempos e ritmos, de concepções. Os trabalhadores rurais foram à luta espontaneamente. Os partidos políticos chegaram depois, divididos ideologicamente e derrotados politicamente pela repressão. Chegaram com ideologias que não têm no trabalhador rural um sujeito político com missão histórica reconhecida. Contrapuseram a luta pela reforma agrária, luta econômica, à luta política pela terra, sem perceber que a reforma teve seu sentido inteiramente redefinido a partir da aliança entre o capital e a terra, promo vida pelos governos militares.

Palavras-chave : Amazonia: lutas camponesas; trabalhadores rurais; reforma agrária; movimentos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )