SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Mobilidades diferenciadas e ilegalidades institucionalizadas: tendências e contradições do trabalho na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tempo Social

versão impressa ISSN 0103-2070versão On-line ISSN 1809-4554

Resumo

RAMALHO, José Ricardo  e  SANTOS, Rodrigo Salles Pereira dos. Trabalho e ação sindical em redes globais de produção. Tempo soc. [online]. 2018, vol.30, n.1, pp.9-29. ISSN 1809-4554.  https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.138078.

O artigo pretende fazer um balanço da incorporação do trabalho e da ação coletiva sindical à abordagem das redes globais de produção (RGPs) e de seus limites e potencial para o desenvolvimento de uma concepção sociológica multiagente e multiescalar do mundo do trabalho. Partindo da organização em rede das estratégias corporativas e seus impactos sobre as condições e relações de trabalho, a intenção é aprofundar o entendimento: (1) da conformação de redes laborais dispersas geograficamente, embora funcionalmente integradas; (2) do impacto destas sobre as formas de agência individual de trabalhadores, em suas variadas segmentações etária, étnica, de gênero e geográfica; e (3) das restrições e oportunidades à emergência de formas de ação e poder coletivo transnacionais condicionantes da agência econômica e política e influentes sobre a forma concreta dessas redes.

Palavras-chave : Redes globais de produção (RGPs); Agência; Trabalho; Sindicato; Poder coletivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )