SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Learning of community health agent to identify and register disabled peopleEvaluation of the implementation of the integrated curriculum in the nursing undergraduate program índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Acta Paulista de Enfermagem

versión On-line ISSN 1982-0194

Resumen

ROCHA, Laurelize Pereira et al. Associação entre a carga de trabalho agrícola e as dores relacionadas. Acta paul. enferm. [online]. 2014, vol.27, n.4, pp.333-339. ISSN 1982-0194.  https://doi.org/10.1590/1982-0194201400056.

Objetivo:

Analisar a associação entre a carga de trabalho agrícola e as dores atribuídas pelos agricultores.

Métodos:

Estudo transversal que incluiu 259 agricultores de dois cenários rurais. Utilizou-se instrumento de pesquisa validado para a avaliação da carga de trabalho.

Resultados:

As associações com maior magnitude ficaram entre a comercialização dos produtos e a dor nos pés e o preparo do solo associado às lombalgias. Os agricultores que apresentaram dores evidenciaram maior carga de trabalho, assim como a carga de trabalho foi significativa para os agricultores que apresentaram estresse, ansiedade e transtorno do ciclo vigília-sono.

Conclusão:

As cargas de trabalho oriundas do processo de trabalho agrícola exercem influências na saúde e podem levar ao desgaste físico e emocional do agricultor, ocasionando dores e possíveis distúrbios e doenças relacionadas ao trabalho.

Palabras clave : Enfermagem do trabalho; Carga de trabalho; Dor; Enfermagem em saúde pública; Agricultura/recursos humanos; Trabalhadores; Doenças dos trabalhadores agrícolas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )