SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número4Sistemas de identificação de pacientes em unidades obstétricas e a conformidade das pulseirasPrevalência de síndrome metabólica em metalúrgicos de diferentes turnos de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão impressa ISSN 0103-2100versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

HANUS, Juliét Silveira et al. Associação entre a qualidade de vida e adesão à medicação de indivíduos hipertensos. Acta paul. enferm. [online]. 2015, vol.28, n.4, pp.381-387. ISSN 1982-0194.  https://doi.org/10.1590/1982-0194201500064.

Objetivo

Avaliar a associação entre a qualidade de vida e a adesão a medicação de indivíduos hipertensos.

Métodos

Estudo transversal, realizado com 432 hipertensos cadastrados em sistema informatizado público federal. Os dados foram coletados no domicilio por entrevista estruturada com questões relacionadas a variáveis socioeconômicas, clínicas, avaliação da adesão ao tratamento e o WHOQOL-BREF para a qualidade de vida. Utilizou-se o teste de H de Kruskal-Wallis para medir a associação entre as escalas da qualidade de vida e a classificação da adesão ao tratamento.

Resultados

Os escores mais baixos estavam presente no domínio autoavaliação e os mais altos foram encontrados no social. Os indivíduos que possuíam adesão extrema ao tratamento anti-hipertensivo apresentaram escores mais altos na avaliação da qualidade de vida em comparação com indivíduos classificados como não adesão extrema ao tratamento anti-hipertensivo.

Conclusão

A associação entre a qualidade de vida e adesão a medicação em indivíduos hipertensos não foi preditiva, sendo que os melhores escores estavam presentes nos indivíduos hipertensos que apresentaram alta adesão a medicação e os piores escores da qualidade de vida se apresentaram nos indivíduos de não adesão extrema e limítrofe a não adesão total.

Palavras-chave : Enfermagem de atenção primária; Qualidade de vida; Hipertensão; Pressão sanguínea; Adesão à medicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )