SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Adaptação transcultural da Infiltration Scale para o portuguêsGravidade da doença hepática e qualidade de vida no transplante de fígado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão impressa ISSN 0103-2100versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

GALDINO, Maria José Quina et al. Síndrome de Burnout entre mestrandos e doutorandos em enfermagem. Acta paul. enferm. [online]. 2016, vol.29, n.1, pp.100-106. ISSN 1982-0194.  https://doi.org/10.1590/1982-0194201600014.

Objetivo

Investigar a ocorrência da síndrome de Burnout e identificar seus preditores entre mestrandos e doutorandos de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem.

Métodos

Estudo transversal analítico-descritivo realizado com 129 mestrandos e doutorandos de três universidades públicas. Os instrumentos de pesquisa foram: um questionário semiestruturado para caracterização dos participantes e o Maslach Burnout InventoryTM - Student Survey. Os dados foram analisados por estatística descritiva, inferencial e regressão linear múltipla.

Resultados

Constatou-se que 11,6% dos pós-graduandos possuíam indicativo para a síndrome de Burnout. As variáveis relacionadas à percepção deles sobre o curso e suas exigências foram as que mais contribuíram para a ocorrência das dimensões da síndrome. Insatisfação com o tema de pesquisa, menores percepções de apoio social e das oportunidades de lazer foram os principais preditores.

Conclusão

Houve indicativo do desenvolvimento da síndrome de Burnout na amostra pesquisada e as exigências do curso tiveram papel relevante entre os preditores da síndrome.

Palavras-chave : Enfermagem do trabalho; Esgotamento profissional; Educação de pós-graduação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )