Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de Burnout entre mestrandos e doutorandos em enfermagem

Resumo

Objetivo

Investigar a ocorrência da síndrome de Burnout e identificar seus preditores entre mestrandos e doutorandos de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem.

Métodos

Estudo transversal analítico-descritivo realizado com 129 mestrandos e doutorandos de três universidades públicas. Os instrumentos de pesquisa foram: um questionário semiestruturado para caracterização dos participantes e o Maslach Burnout InventoryTM - Student Survey. Os dados foram analisados por estatística descritiva, inferencial e regressão linear múltipla.

Resultados

Constatou-se que 11,6% dos pós-graduandos possuíam indicativo para a síndrome de Burnout. As variáveis relacionadas à percepção deles sobre o curso e suas exigências foram as que mais contribuíram para a ocorrência das dimensões da síndrome. Insatisfação com o tema de pesquisa, menores percepções de apoio social e das oportunidades de lazer foram os principais preditores.

Conclusão

Houve indicativo do desenvolvimento da síndrome de Burnout na amostra pesquisada e as exigências do curso tiveram papel relevante entre os preditores da síndrome.

Enfermagem do trabalho; Esgotamento profissional; Educação de pós-graduação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br