SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número6Aplicativo móvel para avaliação dos pés de pessoas com diabetes mellitusEfetividade do processo de doação de órgãos para transplantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

JESUS, Isabela Thais Machado de; ORLANDI, Ariene Angelini dos Santos; GRAZZIANO, Eliane da Silva  e  ZAZZETTA, Marisa Silvana. Fragilidade de idosos em vulnerabilidade social. Acta paul. enferm. [online]. 2017, vol.30, n.6, pp.614-620. ISSN 1982-0194.  https://doi.org/10.1590/1982-0194201700088.

Objetivo:

Identificar a relação entre fragilidade, características sociodemográficos e vulnerabilidade social de idosos cadastrados em um serviço de atendimento primário.

Métodos:

Trata-se de um estudo exploratório, comparativo e transversal, com abordagem quantitativa de investigação realizado com 247 idosos cadastrados em um serviço de atendimento primário, em um município do interior paulista. Utilizou-se questionário para caracterização sócio demográfica dos participantes e Escala de Fragilidade de Edmonton, para avaliar a fragilidade. A vulnerabilidade foi classificada segundo Índice Paulista de Vulnerabilidade Social. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Todas as recomendações éticas foram respeitadas.

Resultados:

Houve prevalência de idosos frágeis pertencentes ao gênero feminino, com média de idade de 68,5 (dp=7,3) anos, baixa escolaridade e aposentados. Houve diferença estatisticamente significativa entre fragilidade e número de doenças relatadas (p<0,001). A fragilidade se correlacionou negativamente com a vulnerabilidade social (r=-0,043).

Conclusão:

Os resultados encontrados devem suscitar atenção aos gestores públicos para a necessidade de conhecer a fragilidade de idosos em contexto de vulnerabilidade social.

Palavras-chave : Idoso fragilizado; Vulnerabilidade social; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )