SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Dissertações e teses sobre cuidados paliativos em oncologia pediátrica: estudo bibliométricoValidação de instrumento de participação da família no cuidado do recém-nascido hospitalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Paulista de Enfermagem

versão impressa ISSN 0103-2100versão On-line ISSN 1982-0194

Resumo

FERREIRA, Adriana Gomes Nogueira et al. Website sobre sexualidade e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes católicos. Acta paul. enferm. [online]. 2020, vol.33, eAPE20180260.  Epub 19-Out-2020. ISSN 1982-0194.  http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao02605.

Objetivo

Desenvolver e avaliar conteúdo e interface de website sobre sexualidade e prevenção de infecção sexualmente transmissível para adolescentes católicos.

Métodos

Pesquisa de desenvolvimento metodológico e tecnológico, cujas etapas de avaliação do website foram: desenvolvimento, avaliação e distribuição. O desenvolvimento contemplou as fases de análise e planejamento; modelagem; implementação e avaliação do website. A avaliação consistiu no julgamento de 19 participantes, sendo dez juízes em conteúdo, quatro da área de computação e design, e cinco adolescentes. Por fim, houve a distribuição para acesso on-line gratuito.

Resultados

Foi desenvolvido o website denominado Papo de Adolescente, que abordou os conteúdos religião, adolescência, sexualidade, Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, prevenção e principais dúvidas. O índice geral de avaliação do conteúdo atribuído pelos juízes conhecedores do tema foi 0,88 e, pelos juízes da área de computação e desing, foi 0,70. Após a análise, sugestões e readequações foram incorporadas ao website, como a reorganização do design e dos conteúdos sobre adolescência, sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, além da reescrita do texto sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, referente aos critérios autoria, primeira impressão, facilidade de navegação e uso dos gráficos. O website foi avaliado pelos adolescentes, que atribuíram avaliação geral de 0,94.

Conclusão

O website apresentou avaliação de seu conteúdo e interface adequados, para abordar sexualidade e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis com adolescentes católicos.

Palavras-chave : Internet; Redes de comunicação de computadores Saúde do adolescente; Adolescente; Doenças sexualmente transmissíveis; Catolicismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )