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Estudos Históricos (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 0103-2186

Resumo

GUIMARAES, Paula Cristina David. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2014, vol.27, n.53, pp.93-114. ISSN 0103-2186.  https://doi.org/10.1590/S0103-21862014000100005.

Este artigo traz à tona a influência discurso da psicologia sobre a educação da infância pobre em Minas Gerais durante a década de 1920. Para isso, investiga as publicações da Revista do Ensino, periódico mineiro responsável por formar e informar professores que atuavam nas escolas públicas do estado naquele período. As análises apontam que o discurso da psicologia produziu diversas relações de poder, efeitos de verdade e de saber sobre a educação da infância dentro do espaço escolar, sobretudo a partir do momento em que defendia uma escolarização diferenciada para esses alunos.

Palavras-chave : discurso da psicologia; infância pobre; Revista do Ensino.

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