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Estudos Históricos (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 0103-2186versão On-line ISSN 2178-1494

Resumo

CHARTIER, Roger. De textos a leitores: crítica literária, sociologia da prática e história da cultura. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2017, vol.30, n.62, pp.741-756. ISSN 2178-1494.  https://doi.org/10.1590/s2178-14942017000300012.

O presente ensaio se debruça sobre duas questões. Primeiramente, analisa-se como o ato de ler foi concebido pela crítica literária, sociologia da prática e história da cultura no final do século XX. O que está em jogo aqui é a conceituação da relação entre texto e leitor e o processo pelo qual se constrói o sentido. Em segundo lugar, o artigo discute algumas questões fundamentais suscitadas pela história da leitura, não pelas questões em si, mas porque elas podem sugerir algumas abordagens para a análise das práticas de leitura nos tempos modernos.

Palavras-chave : crítica literária; sociologia da literatura; história da cultura; Europa moderna; história da leitura.

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