SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número67AMAR UM AUTOR: OS MARXISTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E OS “INTÉRPRETES DO BRASIL”História das “ciências humanas” e a viagem científica de Wallace na Amazônia: notas sobre ausências historiográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Históricos (Rio de Janeiro)

versão impressa ISSN 0103-2186versão On-line ISSN 2178-1494

Resumo

COSTA, ARYANA. UM REGIME DE TRANSIÇÃO: O PAPEL DO IHGSP NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1934). Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2019, vol.32, n.67, pp.530-548.  Epub 05-Set-2019. ISSN 2178-1494.  http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942019000200010.

Este artigo busca compreender, por meio das atas da revista do IHGSP, o interesse de membros desse instituto na composição do quadro docente e nos debates sobre saberes e currículos do curso de geografia e história, inaugurado em 1934 na USP. Nesse intuito, usamos o caso de Plinio Ayrosa para identificar as práticas que esses novos professores levaram consigo para a universidade. Assim, foi possível problematizar uma memória institucional já estabelecida que apaga esses sujeitos da história do curso e que, consequentemente, limita sua dimensão na história da historiografia brasileira.

Palavras-chave : IHGSP; USP; História da historiografia; Curso de história; Plinio Ayrosa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )