SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Deputados brasileiros no Twitter: um estudo quantitativo dos padrões de adoção e uso da ferramentaO sistema partidário brasileiro: um debate com a literatura recente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352

Resumo

COSTA, Paulo Roberto Neves; COSTA, Luiz Domingos  e  NUNES, Wellington. Os senadores-empresários: recrutamento, carreira e partidos políticos dos empresários no Senado brasileiro (1986-2010). Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2014, n.14, pp.227-253. ISSN 0103-3352.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220141409.

O trabalho analisa o recrutamento legislativo dos senadores que foram empresários antes do ingresso para a política durante democracia brasileira atual. O objetivo é examinar se, assim como estabelecido para a Câmara dos Deputados, esse tipo de político profissional se acomoda majoritariamente nos partidos à direita do espectro ideológico e se a soma da sua condição social com os partidos em que militam terminam por produzir rotas mais curtas de carreira política até o Senado. Para tanto, utiliza-se análise descritiva dos dados de ocupação, escolaridade e carreira política dos 240 senadores titulares eleitos entre 1986 e 2010. Os dados mostram que, ainda que posicionados nos partidos de direita e centro, os senadores que foram empresários não desfrutam de carreiras mais curtas, mostrando que o padrão de carreira política para esse cargo é diferente daquele observado para a Câmara baixa.

Palavras-chave : senadores; empresários; carreira política; recrutamento legislativo; elite econômica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )