SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Descompartimentar a noção de cuidado?Responsabilidades, cuidado e democracia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão impressa ISSN 0103-3352versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

BATISTA, Analía Soria  e  BANDEIRA, Lourdes M.. Trabalho de cuidado:um conceito situacional e multidimensional. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2015, n.18, pp.59-80. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-335220151803.

No Brasil, a maior parte das pesquisas sobre o cuidado de pessoas idosas provém de áreas como geriatria, gerontologia, enfermagem e saúde pública. Este artigo objetiva propor um conceito sociológico para analisar o trabalho de cuidado de mulheres idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A construção desse conceito resultou da experiência em pesquisa sobre o trabalho de cuidado de pessoas idosas em ILPIs do Distrito Federal e de Goiás. Essa experiência possibilitou a elaboração de um conceito situacional e multidimensional do trabalho de cuidado, considerado uma técnica do corpo recriada por cuidadoras em Instituições Totais e que comporta as dimensões afetiva, cognitiva, moral e de poder.

Palavras-chave : trabalho de cuidado; trabalho sujo; afetividades; técnicas do corpo; Instituições de Longa Permanência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )