SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20A política dos afetados pelo extrativismo na América LatinaEcologia política e relações internacionais: os desafios da Ecopolítica Crítica Internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência Política

versão On-line ISSN 2178-4884

Resumo

FERNANDEZ, Annelise Caetano Fraga. O sertão formal da política brasileira de conservação da natureza. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2016, n.20, pp.165-204. ISSN 2178-4884.  https://doi.org/10.1590/0103-335220162005.

Este artigo pretende mostrar como a matriz discursiva da sertanidade, ou dos dilemas do processo civilizatório nacional, inaugurada a partir da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, encontra correspondência na política brasileira de conservação da natureza. O embate entre duas correntes ambientais - o conservacionismo e o socioambientalismo -, conformadas ao longo de diferentes conjunturas políticas e jurídico-institucionais, reproduz, no campo ambiental, os dilemas sobre os rumos do projeto civilizacional brasileiro. O texto faz uso de documentos e bibliografia sobre a constituição das políticas de conservação da natureza e sobre os debates acerca de projetos de nação no Brasil.

Palavras-chave : conservadorismo; liberalismo; sociologia; moral; metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )