SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2A gestáo do conhecimento e a inovação tecnológica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Transinformação

Print version ISSN 0103-3786

Abstract

JANNUZZI, Paulo De Martino  and  MATTOS, Fernando Augusto Mansor De. Duas décadas de conjuntura econômica, de (des) emprego industrial e de inserção dos profissionais da informação no mercado de trabalho. Transinformação [online]. 2001, vol.13, n.2, pp.111-129. ISSN 0103-3786.  https://doi.org/10.1590/S0103-37862001000200008.

O objetivo do artigo é trazer elementos empíricos para uma reflexão sobre as perspectivas do mercado de trabalho dos Profissionais da Informação na Indústria e demais setores da economia brasileira. Para tanto, o texto está dividido em duas partes. Inicia-se com uma análise retrospectiva da conjuntura econômica ao longo das últimas décadas, destacando o papel das políticas governamentais na promoção do desenvolvimento econômico e industrial brasileiro, e depois, atendo-se às duas décadas mais recentes, ressalta-se o impacto das sucessivas conjunturas econômicas dos anos 80 e 90 sobre o comportamento do emprego e em especial do emprego industrial. Na segunda parte analisa-se o comportamento da demanda por Profissionais da Informação, o nível de rendimento e inserção setorial com base nos dados de pesquisas nacionais do IBGE. Procura-se mostrar que, dadas as baixas taxas de crescimento econômico e a elevada vulnerabilidade externa que tem caracterizado a economia brasileira, mesmo os Profissionais da Informação têm tido crescentes dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho brasileiro e nele construírem uma carreira estável e promissora.

Keywords : economia brasileira; indústria; mercado de trabalho; profissionais da informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License