SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Formação contínua de professores do ensino fundamental sob a ótica do desenvolvimento da information literacy, competência indispensável ao acesso à informação e geração do conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Transinformação

versão impressa ISSN 0103-3786

Resumo

TARGINO, Maria das Graças. A biblioteca no marco constitucional do país. Transinformação [online]. 2004, vol.16, n.1, pp.7-15. ISSN 0103-3786.  https://doi.org/10.1590/S0103-37862004000100001.

O ensaio aborda o tratamento dado pela Constituição Brasileira e Constituição do Estado do Piauí à biblioteca enquanto instituição social. A omissão verificada em tais documentos quanto àquela instituição, levanta-se como um paradoxo, face à relevância da informação na sociedade contemporânea e ao fato de as bibliotecas, a par da expansão das redes eletrônicas de informação, manterem a missão fundamental de preservar, disseminar e recuperar informações, suprindo as demandas informacionais das populações. Enfatiza-se, ainda, a necessidade de o profissional de informação conscientizar-se de sua função social diante das mudanças que ocorrem na atualidade.

Palavras-chave : biblioteca e constituição; omissões nas constituições; constituição brasileira; constituição do estado do Piauí.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons