SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número77Jorge de Lima no contexto da poesia negra americana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014

Resumo

MOTA, Carlos Guilherme. Portella, intelectual do nosso tempo (e de outros tempos). Estud. av. [online]. 2013, vol.27, n.77, pp.281-298. ISSN 0103-4014.  https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000100020.

Estudo do perfil biobibliográfico do crítico, professor e ensaísta Eduardo Portella, um dos principais intelectuais do Brasil contemporâneo. O artigo detém-se na análise de sua formação, acompanhando a trajetória do intelectual público (escritor, publicista, administrador cultural) desde os tempos de estudante na Faculdade de Direito em Recife, depois em sua estada na Europa (na Espanha, mais demoradamente, quando estudou com os mestres da Escola de Madri Bousõno, Zubiri, Marías) e, finalmente, no Rio de Janeiro, onde reside e desenvolve as atividades de escritor e homem de cultura. Tendo exercido as funções de professor de Teoria Literária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (na qual é professor emérito), ocupou também altos postos em instituições e atividades culturais no Brasil e no exterior, como o Ministério de Educação e Cultura, em Brasília, a presidência da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e a direção da Unesco, em Paris. Fundou no Rio de Janeiro o Colégio do Brasil e criou, há 50 anos, a revista tempo Brasileiro, uma das mais prestigiosas do país. É autor de várias obras, entre elas a série Dimensões (em quatro volumes); o intelectual e o poder; Vanguarda e cultura de massa; literatura e realidade nacional; teoria da comunicação literária; teoria literária, fundamento da investigação literária e homem, cidade, natureza, além de importantes ensaios. Pertence a diversas instituições culturais e, desde 1981, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Palavras-chave : Teoria literária; Ensaio; História da cultura; Cultura brasileira; Educação; Escola de Madri; Academia Brasileira de Letras; Literatura; Modernidade; Cultura de massa; Vinicius de Morais; Sérgio Milliet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons