SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número81O trabalho à procura de um direito: crise econômica, conflitos de classe e proteção social na ModernidadeBaixo crescimento econômico e melhora do mercado de trabalho - Como entender a aparente contradição? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Estudos Avançados

versão impressa ISSN 0103-4014

Resumo

BALTAR, Paulo. Política econômica, emprego e política de emprego no Brasil. Estud. av. [online]. 2014, vol.28, n.81, pp.95-114. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142014000200007.

A partir da constatação da relação entre o grau de estruturação do trabalho assalariado e a condição socioeconômica da população, o texto examina as tendências recentes de geração de emprego e renda no Brasil e associa essas tendências com o desempenho da economia, em termos de crescimento do PIB e ritmo da inflação. Em seguida, destacando a importância do Estado na regulação da economia e do mercado de trabalho, o texto comenta sobre as perspectivas de evolução do emprego e renda, com a crise mundial, levando em conta mudanças no tamanho e perfil da PEA, consequências da dinâmica demográfica e da participação na atividade econômica de homens e mulheres de diferentes idades.

Palavras-chave : Trabalho assalariado; Emprego e renda; Mercado de trabalho; Regulação pública da economia e do mercado de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons