SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33Association between lung function, thoracoabdominal mobility and posture in cystic fibrosis: pilot studyThe ineffectiveness of antimicrobial photodynamic therapy in the absence of preincubation of the microorganisms in the photosensitizer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Fisioterapia em Movimento

On-line version ISSN 1980-5918

Abstract

LAGO, Vinícius et al. Oscilações do centro de gravidade na mielopatia associada ao HTLV-1/ paraparesia espástica tropical. Fisioter. mov. [online]. 2020, vol.33, e003303.  Epub Jan 13, 2020. ISSN 1980-5918.  https://doi.org/10.1590/1980-5918.033.ao03.

Introdução:

o controle postural em indivíduos com mielopatia associada ao HTLV-1 ou paraparesia espástica tropical (HAM/TSP) é geralmente comprometido, o que aumenta o risco de quedas, dificulta a realização de atividades de vida diária e prejudica a qualidade de vida. O perfil das oscilações do centro de gravidade nesta população é desconhecido e pode auxiliar no acompanhamento clínico e na pesquisa.

Objetivo:

comparar os valores estabilométricos entre pessoas com HAM/TSP e não infectados, e verificar a existência de correlações entre variáveis estabilométricas e a Escala de Equilíbrio Berg (EEB).

Método:

foi realizado um estudo observacional transversal com indivíduos infectados, classificados como definidos e prováveis (critérios da OMS), comparados com acompanhantes e familiares soronegativos. Uma plataforma de baropodometria (Footwork®) foi utilizada para obter os valores de oscilação do centro de gravidade do corpo em área de oscilação total (AOT), oscilação anteroposterior (OAP) e oscilação laterolateral (OLL). Os valores médios foram correlacionados com a BBS pela Correlação de Spearman (alfa 5%). Aprovado pelo Comitê de Ética da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública sob o CAAE 49634815.2.0000.5628.

Resultados:

encontrou-se distribuição assimétrica de todas as variáveis estabilométricas analisadas na população com HAM/TSP, diferentes do grupo de não infectados (p < 0,05). Também foi possível verificar correlações de forte a moderada e inversas entre as variáveis de oscilação do centro de gravidade com os escores obtidos na EEB, especialmente para AOT e OLL.

Conclusão:

Pessoas com HAM/TSP apresentaram valores maiores para as oscilações do centro de gravidade e estas foram correlacionadas com a EEB na avaliação do equilíbrio.

Keywords : Equilíbrio Postural; Controle Automático; Atividade Motora; Paraparesia Espástica Tropical; Vírus Linfotrópico T Humano 1.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )