SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Acessibilidade e aglomerações na Região Norte do Brasil sob o enfoque da Nova Geografia Econômica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Nova Economia

versão impressa ISSN 0103-6351

Resumo

RIBEIRO, Luiz Carlos de Santana; FREITAS, Lucio Flavio da Silva; CARVALHO, Julia Trindade Alves  e  OLIVEIRA FILHO, João Damásio de. Aspectos econômicos e ambientais da reciclagem: um estudo exploratório nas cooperativas de catadores de material reciclável do Estado do Rio de Janeiro. Nova econ. [online]. 2014, vol.24, n.1, pp.191-214. ISSN 0103-6351.  https://doi.org/10.1590/103-6351/1390.

O descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos ainda é um desafio às políticas públicas de gestão ambiental no Brasil. A reciclagem de resíduos surge como uma medida econômica, social e ambientalmente viável para se tentar reverter esse quadro. Dessa forma, o artigo contribui para que a participação de cada indústria, do setor público e dos catadores nos ganhos promovidos pela reciclagem seja avaliada de forma mais consistente. Este estudo baseou-se no volume físico de material reciclável de uma amostra de 33 cooperativas de catadores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, bem como na modelagem de insumo-produto para simular os impactos propiciados pela reciclagem sobre a economia fluminense para o ano de 2008.A atuação das cooperativas de catadores selecionadas originou uma economia de recursos de aproximadamente R$ 34 milhões para a economia fluminense.

Palavras-chave : reciclagem; insumo-produto; Rio de Janeiro; cooperativas de catadores; recursos poupados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )