SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O efeito de smart money nos fundos de investimento: o caso portuguêsO mercado imobiliário residencial no município de São Paulo: uma abordagem de preços hedônicos espacial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Nova Economia

versão impressa ISSN 0103-6351versão On-line ISSN 1980-5381

Resumo

CALIARI, Thiago  e  RAPINI, Márcia Siqueira. Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações. Nova econ. [online]. 2017, vol.27, n.1, pp.271-302. ISSN 1980-5381.  https://doi.org/10.1590/0103-6351/2670.

O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontama existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamentoe financiamento estabelecidos.

Palavras-chave : interação universidade-empresa; proximidade geográfica; grupos de pesquisa do CNPq.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )