SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Uma análise do dilema da persistência da inflação de serviços no BrasilAvaliação do impacto do processo de seleção de diretores em escolas públicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Nova Economia

versão impressa ISSN 0103-6351versão On-line ISSN 1980-5381

Resumo

ANDRADE, Rogerio P. de  e  PALLUDETO, Alex Wilhans Antonio. Aspectos institucionais da formação de preços. Nova econ. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp.565-590.  Epub 10-Out-2019. ISSN 1980-5381.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/3119.

De acordo com a visão tradicional do processo de formação de preços, estes resultam das interações entre oferta e demanda. Um preço de equilíbrio é aquele no qual as quantidades demandadas se igualam às quantidades ofertadas. O sistema de preços fornece um mecanismo por meio do qual mudanças nas condições de oferta e demanda condicionam a eficiência alocativa dos recursos. No entanto, em grande medida, os preços não são determinados no mercado pela oferta e demanda nessa acepção estrita, mas por outros fatores como poder, estruturas de mercado, convenções, regras, rotinas etc. O propósito deste artigo é investigar o papel e a influência de uma variedade de instituições no processo de formação de preços, com particular ênfase nas convenções.

Palavras-chave : formação de preços; instituições; convenções; economia heterodoxa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )