SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue46Interdisciplinarity in PROEJA: a possible proposal in notebook theme health and numbersA short history of functions: some suggestions for practical activities in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636XOn-line version ISSN 1980-4415

Abstract

MOTA, Janine Freitas  and  LAUDARES, João Bosco. Um estudo de planos, cilindros e quádricas, na perspectiva da habilidade de visualização, com o software Winplot. Bolema [online]. 2013, vol.27, n.46, pp.497-512. ISSN 1980-4415.  https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300011.

Este artigo é resultado de uma dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática, cuja temática foi: estudo de planos, cilindros e quádricas. A metodologia utilizada contemplou os parâmetros da sequência didática, com exploração da habilidade de visualização. As sequências didáticas articulam teoria e prática, privilegiando o tratamento gráfico, utilizando seções transversais e curvas de níveis, com o objetivo de possibilitar ao estudante o esboço de gráficos com as mídias lápis e papel e o software Winplot. Foram propostas a estudantes do primeiro período do curso de licenciatura em Matemática. A análise qualitativa dos resultados evidenciou a forma como os estudantes realizaram as representações gráficas, suas reflexões, dúvidas e resultados, e também se verificou uma melhora significativa na postura dos mesmos, pois esses se manifestaram mais ativos no processo de aprendizagem. Foi observado que a articulação entre a equação (álgebra) e a figura (geometria) promoveu uma abordagem integrada entre Álgebra e Geometria, que é o foco da Geometria Analítica.

Keywords : Educação Matemática; Sequências Didáticas de Atividades; Planos; Cilindros; Quádricas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License