SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue53The Use of ICT in Practice of Mathematics Teachers of Basic Education: the project Mapping and its consequencesThe Pedagogic Role of the Arts and Digital Media in the practice of the Ontario Mathematics Curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636XOn-line version ISSN 1980-4415

Abstract

SOUZA, Ana Paula Gestoso de  and  PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais. Bolema [online]. 2015, vol.29, n.53, pp.1023-1042. ISSN 1980-4415.  https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a12.

Este estudo identificou a receptividade ao software SuperLogo por licenciandos em Pedagogia e por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um curso de extensão online, e investigou o modo como eles propuseram o uso do recurso tecnológico. Para tanto, analisou-se a participação dos cursistas nos fóruns de discussão sobre o SuperLogo e o processo de planejamento de aulas que propunham o uso do software. A análise dos dados evidencia que os cursistas foram receptivos à proposta e que o motivo que alavancou a atividade foi a necessidade de eles elaborarem as aulas, utilizando o SuperLogo como um recurso didático. Assim, eles colocaram em movimento o software, as ideias pedagógicas, as ideias das estratégias de ensino, os conceitos matemáticos, o conhecimento que possuem sobre a aprendizagem dos alunos, dentre outros.

Keywords : Educação Matemática; Formação de Professores; SuperLogo; Tecnologia Digital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )