SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue53From Concept to Practice of Autonomy of Mathematics TeacherStudies in Combinatorial Reasoning: investigations and practices K-12 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Bolema: Boletim de Educação Matemática

Print version ISSN 0103-636XOn-line version ISSN 1980-4415

Abstract

SANTOS, Marli Regina dos  and  BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria. Bolema [online]. 2015, vol.29, n.53, pp.1329-1347. ISSN 1980-4415.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a26.

Este artigo expõe um trabalho de formação continuada realizado com professores de Matemática e de Arte da Educação Básica, tendo como foco o ensino de geometria por meio das pavimentações do plano. Destacamos a constituição de um núcleo de ideias formado por sentidos percebidos ao enfocarmos essas disciplinas, explicitando que, na origem desse núcleo e na expressão dos significados, evidenciam-se atos como os de observar, intuir, imaginar, criar, projetar, perceber tamanhos e formas. Apresentamos as pavimentações abordadas nos encontros do curso de formação continuada voltado para o ensino de geometria, que possibilitaram o desenvolvimento de atividades com estas distintas disciplinas. Enfocamos os diálogos entre os professores ao empenharem-se para dar conta das atividades propostas, destacando em nossas análises: as perspectivas de olhar dos envolvidos, que se evidenciam nas interações ocorridas; a formação e o pro-jeto docente; e interfaces da Educação Matemática. O que se mostra nos momentos das vivências ao estar-junto com o outro professor, da mesma e/ou da outra disciplina, indica a constituição da intersubjetividade que possibilita que a interdisciplinaridade aconteça.

Keywords : Educação Matemática; Geometria; Pavimentações do Plano; Interdisciplinaridade; Fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )