SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Modeling the Bullwhip Effect under stochastic demand and lead time considering a new policy for inventory excesses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513On-line version ISSN 1980-5411

Abstract

NAKAMOTO, Francisco Yastami; MIYAGI, Paulo Eigi  and  SANTOS FILHO, Diolino José dos. Geração automática da solução de controle para alocação de recursos utilizando redes de Petri. Prod. [online]. 2009, vol.19, n.1, pp.8-26. ISSN 1980-5411.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132009000100002.

O sistema flexível de manufatura (FMS flexible manufacturing system) executa múltiplos processos simultaneamente que utilizam um conjunto limitado de recursos. Estes processos podem ficar permanentemente bloqueados em função da seqüência de atividades, isto é, o compartilhamento de um conjunto finito de recursos pode levar o sistema a um estado de autotravamento. O FMS pode ser visto como pertencente a uma classe de sistema a eventos discretos, onde não é possível determinar quando um evento ocorre e com isto a seqüência de eventos fica indefinida. Este tipo de sistema pode ser modelado através de rede de Petri e assim explora-se esta técnica para desenvolver uma solução para o problema de auto-travamento considerando o indeterminismo do FMS. O objetivo é introduzir uma abordagem algorítmica para a implementação de uma ferramenta computacional baseada na especificação funcional do FMS e que automatize a geração de uma estratégia de controle para a utilização de recursos e de regras para evitar o autotravamento.

Keywords : Sistema flexível de produção; autotravamento de processos; rede de Petri; controle de sistemas de produção; alocação de recursos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License