SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Work deregulation and deregulation of the activity: the case of outsourcing of urban cleaning and the street sweeper workStudy of the cellular phone diffusion in Brazil: a system dynamics approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Production

Print version ISSN 0103-6513On-line version ISSN 1980-5411

Abstract

GODINHO FILHO, Moacir  and  UZSOY, Reha. Efeito da redução do tamanho de lote e de programas de Melhoria Contínua no Estoque em Processo (WIP) e na Utilização: estudo utilizando uma abordagem híbrida System Dynamics - Factory Physics. Prod. [online]. 2009, vol.19, n.1, pp.214-229. ISSN 1980-5411.  https://doi.org/10.1590/S0103-65132009000100014.

O presente trabalho apresenta um modelo quantitativo que utiliza de forma híbrida as abordagens System Dynamics - SD (FORRESTER, 1962) e Factory Physics (HOPP; SPEARMAN, 2001) objetivando estudar o efeito conjunto de seis programas de Melhoria Contínua - CI (variabilidade na taxa de chegada, variabilidade do processo, qualidade, tempo até a falha, tempo de reparo e tempo de set up) e de redução de tamanhos de lote de produção nos níveis médios de Estoque em Processo (WIP) e Utilização em um ambiente produtivo com uma única máquina que processa múltiplos produtos. Os resultados dos experimentos realizados utilizando-se o modelo desenvolvido fornecem insights e subsídios que dão suporte a uma série de modernas ferramentas e filosofias de gestão da manufatura, tais como programas de redução da variabilidade do processo como, por exemplo, Seis Sigma; programas de redução de set up, como por exemplo os programas SMED (Single Minute Exchange of Die), Sistema Toyota de Produção/Manufatura Enxuta e Quick Response Manufacturing (QRM). Além disso, o modelo também serve para auxiliar na escolha de diferentes possibilidades de programas de Melhoria Contínua no chão de fábrica.

Keywords : Tamanho de lote de produção; Melhoria Contínua; Estoque em Processo; Utilização, System Dynamics; Factory Physics.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License