SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Modos de falar de si: a dimensão estética nas narrativas autobiográficasInterdiscursividade e interdição no discurso do conhecimento escolar em geografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão impressa ISSN 0103-7307

Resumo

DIAS, Wagner Teixeira  e  EISENBERG, Zena Winona. Vozes diluídas no plágio: a (des)construção autoral entre alunos de licenciaturas. Pro-Posições [online]. 2015, vol.26, n.1, pp.179-197. ISSN 0103-7307.  https://doi.org/10.1590/0103-7307201507602.

Tendo como foco os trabalhos de pesquisa realizados por alunos de licenciaturas como instrumento avaliativo, apresentam-se aqui implicações do plágio na diluição da autoria. Por meio de entrevistas semiestruturadas com 30 licenciandos e 09 professores de licenciaturas, aferiu-se como o plágio é compreendido e como a pesquisa tem sido gerenciada nos cursos de licenciatura. Constatou-se que a orientação e o ensino de pesquisa têm sido deficitários e que os licenciandos não são formados para pesquisar ou ensinar seus futuros alunos a investigar. Assim, tanto se aponta para a necessidade de uma reflexão que dê ênfase à sensibilização para questões éticas, de orientação e de sanção para os casos de reincidência no plágio, como também, e de forma propositiva, debate-se a importância da construção da autoria na escola. Apoiados na teoria bakhtiniana, acredita- -se no diálogo entre vozes polifônicas para promover autorias e construção de conhecimento.

Palavras-chave : autoria; plágio; formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )