SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Cotas para o acesso de egressos de escolas públicas na Educação SuperiorUma introdução aos sete conceitos fundamentais da docência-pesquisa tradutória: arquivo EIS AICE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Desenvolvimento da memória mediada em práticas pedagógicas: construção e uso de calendários por crianças da Educação Infantil. Pro-Posições [online]. 2018, vol.29, n.3, pp.66-91. ISSN 1980-6248.  https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0168.

Trata-se de pesquisa em que se investigou a construção e o uso de sistemas externos de representação e contribuições de práticas pedagógicas no desenvolvimento da memória mediada. Participaram 27 crianças da Educação Infantil, com idades entre 5 e 6 anos. Elegeu-se um calendário semanal como mediador da memória, no qual as crianças, orientadas pela professora, registravam as atividades realizadas no contexto educativo. Durante cinco semanas, diariamente, observaram-se modos pelos quais as crianças se apropriaram (ou não) desse instrumento. Analisou-se o material empírico a partir da teoria Histórico-cultural. Os resultados mostram (i) possibilidade de desenvolvimento da memória mediada com o auxílio de instrumentos em faixa etária anterior à apontada nos trabalhos de L. S. Vigotski e colaboradores; (ii) necessidade de mediações pedagógicas sistemáticas nesse processo; (iii) heterogeneidade nos modos de apropriação do instrumento mediador da memória.

Palavras-chave : memória mediada; calendário; práticas pedagógicas; funções psicológicas superiores; teoria histórico-cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )