SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3A Produção do Sujeito de Altas Habilidades em Matemática e a Inclusão Escolar na Educação ContemporâneaA documentação pedagógica como narrativa peculiar na creche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de  e  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Cenas de uma aula de matemática: território e relações de gênero na EJA. Pro-Posições [online]. 2018, vol.29, n.3, pp.138-163. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0048.

Neste artigo, propõe-se a incorporação de duas categorias de análise – gênero e território – à reflexão sobre práticas matemáticas protagonizadas por estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). O referencial teórico estabelece um diálogo entre os campos da Educação Matemática, da Geografia e dos Estudos de Gênero para analisar o material empírico produzido por meio de observações das aulas de matemática e de entrevistas com catadoras e catadores de materiais recicláveis, com idade entre 18 e 69 anos, que participavam de um projeto de EJA numa Associação. O texto expõe as tensões entre o desejo de uniformidade das práticas matemáticas do território escolar e a heterogeneidade dessas práticas nos territórios da casa e do trabalho. Abdicar da compreensão das marcas simbólicas, econômicas e políticas desses territórios determina o silenciamento de práticas matemáticas outras no contexto escolar, aumentando a desigualdade das relações de gênero.

Palavras-chave : gênero; EJA; matemática; território.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )