SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Surdez e alteridade: “o encontro entre o tilintar das vozes e o tremular das mãos”Uma perspectiva de comparação na escrita histórico-social do currículo do ensino secundário1 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pro-Posições

versão On-line ISSN 1980-6248

Resumo

FERNEDA, Túlio  e  PIERSON, Alice Helena Campos. O potencial educativo dos romances de ficção científica: leituras de Verne, Wells, Asimov e Clarke. Pro-Posições [online]. 2020, vol.31, e20160067.  Epub 20-Jan-2020. ISSN 1980-6248.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0067.

Este artigo foi escrito para divulgar os principais caminhos e resultados de uma investigação acerca do potencial educativo da literatura de ficção científica. Partindo de sete categorias inspiradas na síntese de Pérez, Montoro, Alís, Cachapuz e Praia, da epistemologia de Fourez, e considerando os elementos do texto narrativo, como indicados por Gancho, buscamos compreender a forma como a ciência é representada em quatro romances clássicos do gênero. Dentre os resultados mais importantes destacamos diversas relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), que podem ser exploradas no contexto do ensino de ciências, para a formação do cidadão crítico e reflexivo com relação à própria ciência. Por essa razão, fortes conexões puderam ser traçadas entre esta pesquisa e a discussão que Santos e Mortimer fazem dos pressupostos teóricos da abordagem CTS.

Palavras-chave : ficção científica; concepções de ciência; análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )