SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Sobrecarga do cuidado, solidariedade e estratégia de lida na experiência de familiares de Centros de Atenção PsicossocialBioterrorismo, riscos biológicos e as medidas de biossegurança aplicáveis ao Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331versão On-line ISSN 1809-4481

Resumo

DANTAS, Clarissa de Rosalmeida  e  ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. Cartografia das pesquisas avaliativas de serviços de saúde mental no Brasil (2004-2013). Physis [online]. 2014, vol.24, n.4, pp.1127-1179. ISSN 1809-4481.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312014000400008.

Este trabalho tem como objetivo mapear as pesquisas avaliativas de serviços de saúde mental, produzidas no Brasil nos últimos dez anos, a partir de levantamento em bases de dados de dissertações e teses acadêmicas e de artigos científicos. Foram analisadas 68 dissertações e teses e 103 artigos. A produção das dissertações e teses se concentra em instituições nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, e estas se originam principalmente de programas de pós-graduação em Saúde Coletiva e em Enfermagem. Os artigos se referem a serviços localizados em número restrito de municípios das regiões Sul e Sudeste do país, principalmente do Rio Grande do Sul e de São Paulo, havendo poucos estudos de abrangência nacional. No conjunto da produção, os serviços mais avaliados são os Centros de Atenção Psicossocial, seguidos pela Atenção Básica em Saúde. Os sujeitos de pesquisa mais frequentes são os trabalhadores de saúde mental, e em segundo lugar, os usuários. A maioria dos trabalhos usa metodologia qualitativa. Conclui-se que as pesquisas avaliativas vêm se concentrando em abordagens pouco diversificadas do processo da reforma da saúde mental, e que estas não têm abrangência suficiente para fornecer, proximamente, elementos para prover indicadores básicos nacionais de saúde mental.

Palavras-chave : avaliação de serviços de saúde mental; pesquisa empírica - saúde mental; Centros de Atenção Psicossocial; atenção primária à saúde - saúde mental; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )