SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Coordenação dos cuidados em saúde no Brasil: o desafio federal de fortalecer a atenção primária à saúde"Fazendo a escolha certa": tecnologias reprodutivas, práticas lésbicas e uso de bancos de sêmen índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 0103-7331versão On-line ISSN 1809-4481

Resumo

MELO, Débora Gusmão; GALON, José Eduardo Vitorino  e  FONTANELLA, Bruno José Barcellos. Os "daltônicos" e suas dificuldades: condição negligenciada no Brasil?. Physis [online]. 2014, vol.24, n.4, pp.1229-1253. ISSN 1809-4481.  https://doi.org/10.1590/S0103-73312014000400011.

O termo "discromatopsia congênita" ("daltonismo") designa os defeitos de visão cromática, cuja taxa de prevalência entre homens é de 6% a 10%. Este estudo investigou as percepções de discromatópsicos quanto ao diagnóstico, suas dificuldades e mecanismos de enfrentamento do problema. Foi realizada pesquisa com metodologia clínica-qualitativa, na qual participaram 13 homens universitários, compondo uma amostra intencional, fechada por saturação teórica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os relatos foram gravados, transcritos e compuseram um corpus investigado pela técnica de análise de conteúdo categorial temática. Os participantes relataram dificuldades objetivas e subjetivas com materiais didáticos, práticas de ensino, interações com colegas e professores, já a partir do início da socialização secundária. Posteriormente, foram referidas, sobretudo, dificuldades relacionadas à decodificação de sinais de trânsito. Os participantes desenvolveram algumas habilidades de enfrentamento dessas dificuldades, mas aguardam ações a serem desencadeadas pelos poderes públicos, dirigidas ao atendimento das suas necessidades sociais, educacionais e trabalhistas.

Palavras-chave : transtornos da visão; visão de cores; defeitos da visão cromática; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )