SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúdeA satisfação do beneficiário da saúde suplementar sob a perspectiva da qualidade e integralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Physis: Revista de Saúde Coletiva

versão On-line ISSN 1809-4481

Resumo

CORREA, Helena Weschenfelder; BITENCOURT, Fernando Valentim; NOGUEIRA, Alex Vettori  e  TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti. Saúde bucal em usuários da atenção primária: análise qualitativa da autopercepção relacionada ao uso e necessidade de prótese dentária. Physis [online]. 2016, vol.26, n.2, pp.503-524. ISSN 1809-4481.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312016000200009.

Este estudo de caso de abordagem qualitativa propôs-se a analisar a autopercepção da saúde bucal em usuários da Atenção Primária de Porto Alegre que usam e/ou necessitam de prótese dentária. A coleta de dados aconteceu por meio da análise de prontuários odontológicos, diários de campo e entrevistas domiciliares semiestruturadas com 70 usuários do serviço de saúde nas faixas etárias de 15 a 19, 35 a 44 e 65 a 74 anos, que usam e/ou necessitam de prótese dentária (amostra intencional por saturação). Os relatos das entrevistas foram interpretados pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software ATLAS.ti. A autopercepção positiva de saúde bucal foi percebida por adultos e idosos usuários de próteses bem adaptadas, que não machucavam a boca e não interferiam na mastigação, na fala e na comunicação. Houve grande valorização do uso de próteses pela possibilidade da reabilitação bucal. O desejo do uso de próteses esbarrou em seu alto custo e no acesso limitado a tal procedimento no serviço público do município. Essas informações permitem a análise do significado da saúde bucal para os usuários do Sistema Único de Saúde, podendo ser utilizadas como uma ferramenta de avaliação complementar da necessidade de tratamento odontológico.

Palavras-chave : autopercepção; saúde bucal; prótese dentária; atenção primária à saúde; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )