SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número10Novos registros de ocorrência de cinco espécies de Neosilba (Diptera: Lonchaeidae) para o Estado da Bahia, BrasilEfeito de grupo versus produção de CO2 em operárias da formiga cortadeira Atta sexdens rubropilosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

GULART, Caroline Almeida et al. Espectro de gotas de pulverização e controle de doenças em duas cultivares de trigo. Cienc. Rural [online]. 2013, vol.43, n.10, pp.1747-1753. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/S0103-84782013001000003.

O objetivo do trabalho foi determinar a influência do número de gotas na penetração dos fungicidas e na sua eficácia de controle em diferentes momentos de aplicação. O delineamento experimental utilizado foi de Blocos ao acaso em parcelas subsubdivididas em quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por duas cultivares de trigo, 'Fundacep Cristalino' e 'Fundacep Nova Era'; três pontas de pulverização: XR 11002, TJ 60 11002 e TX 8002 e o tratamento controle com e sem fungicida. Foi avaliada a densidade de gotas por centímetro quadrado, diâmetro mediano volumétrico (DMV), severidade das doenças, peso hectolitro e produtividade da cultura. O espectro de gotas gerado pela ponta de pulverização XR 11002, nas condições do presente trabalho, apresentaram os melhores resultados em termos de deposição de gotas, controle das doenças e produtividade nas duas cultivares de trigo. O controle das manchas foliares e ferrugem -da- folha do trigo proporciona proteção do potencial produtivo da cultura, variando em função da suscetibilidade de cultivares e da cobertura e penetração de fungicidas.

Palavras-chave : Tecnologia de aplicação; penetração de gotas; manchas foliares; Puccinia graminis tritici; Triticum aestivum; controle de doenças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons