SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número7Salames tipo Milano elaborados com fibras de subprodutos da produção de vinho tintoMicroencapsulação: conceitos, mecanismos, métodos e algumas aplicações em tecnologia de alimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

ASSUMPCAO, Carolina Fagundes et al. Caracterização, potencial antioxidante e estudo citotóxico de frutos de mangaba. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1297-1303. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130855.

A mangaba (Hancornia speciosa) destaca-se pelo ótimo potencial de exploração econômica e pesquisas têm sugerido resultados relevantes em relação ao valor nutricional e funcional deste alimento. Portanto, o objetivo deste estudo foi caracterizar química e físico-quimicamente os frutos de mangaba colhidos na região do Médio Araguaia. Foi avaliada a composição química, atividade antioxidante, compostos voláteis, estudo fitoquímico preliminar de compostos fenólicos e o potencial citotóxico de extratos etanólicos do frutos contra Artemia salina. O pH, a acidez total titulável e o valor de açúcares redutores concluem que a mangaba possui características apropriadas tanto para consumo in natura quanto para processamento. Entre os valores médios obtidos, os frutos apresentaram alto teor de fibra e um baixo valor calórico. A análise de potencial antioxidante revelou uma atividade significativa e, na análise de compostos voláteis, ésteres representaram a classe predominante. O resultado do ensaio fitoquímico revelou que fenois, flavonoides e taninos estavam presentes no extrato etanólico de mangaba e uma atividade significativa no ensaio citotóxico foi observada.

Palavras-chave : Hancornia speciosa; atividade antioxidante; ensaio fitoquímico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )