SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número9Época de emergência de azevém e nabo sobre a habilidade competitiva da cultura da cevadaPilarização de argilas e perspectivas de aplicação e de pesquisa agronômica e ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

CORTE, Gerson Dalla et al. Tecnologia de aplicação de agrotóxicos no controle de fitonematoides em soja. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.9, pp.1534-1540. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20130738.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes sistemas de aplicação tratamento de sementes (TS), sulco de semeadura (Sulco) e associação de ambos (TS + Sulco) e tratamentos químicos no controle de Pratylenchus brachyurus e Meloydogine javanica, em condição de campo e ambiente controlado em vaso. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas, em que, nas parcelas principais, foram alocados três sistemas de aplicação: tratamento de sementes, aplicação no sulco + tratamento de sementes (duas vezes a dose) e aplicação no sulco. As subparcelas foram constituídas de diferentes tratamentos químicos: testemunha; abamectina + tiametoxam + fludioxonil + metalaxil-M + tiabendazol (30+42+1,5+1,2+9g i.a. ha-1); imidacloprido + tiodicarbe + carbendazim + tiram (63+189+18+42g i.a. ha-1); fipronil + tiofanato-metílico + piraclostrobina (30+27+3g i.a. ha-1); carbofurano + carbendazim + tiram (420+18+42g i.a. ha-1). Avaliou-se a população de fitonematoides no sistema radicular (campo e ambiente controlado), área foliar e massa seca de parte aérea (ambiente controlado). A associação de TS + sulco resultou em maior eficácia e efeito residual de controle dos nematoides. O tratamento com abamectina + tiametoxam + fludioxonil + metalaxil-M + tiabendazol promoveu os maiores níveis de controle, com benefícios expressivos no desenvolvimento das plantas.

Palavras-chave : Pratylenchus brachyurus; Meloydogyne javanica; controle químico; tratamento de semente; sulco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )