SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número9Tecnologia de aplicação de agrotóxicos no controle de fitonematoides em sojaAdubação fosfatada e épocas de cultivo na composição química de sementes de cultivares de feijoeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

SARTOR, Lucas Resmini  e  AZEVEDO, Antonio Carlos de. Pilarização de argilas e perspectivas de aplicação e de pesquisa agronômica e ambiental. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.9, pp.1541-1548. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20131536.

A exploração das propriedades químicas e estruturais de argilas expansivas, por meio da intercalação de polímeros inorgânicos no espaço interlamelar, permite o desenvolvimento de materiais reativos e com elevado potencial de aplicação tecnológica, agronômica e ambiental. Esta técnica, conhecida como pilarização, já é bastante difundida na área das ciências química e dos materiais, havendo esforços crescentes nos últimos anos para aplicação desses materiais com fins ambientais. Contudo, apenas uma fração do conhecimento acumulado é atualmente utilizada diretamente por cientistas do solo, abrindo oportunidades para novas pesquisas por meio do intercambio de conhecimento entre as diferentes áreas de pesquisa, como físico-química e microbiologia. Portanto, esta revisão apresenta e discute o que são a pilarização e as argilas pilarizadas, métodos de síntese e algumas aplicações nas ciências do solo e ambiental, buscando encorajar mais grupos brasileiros de pesquisa a explorá-las.

Palavras-chave : argilas pilarizadas; polímeros; ciência do solo; aplicação ambiental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )