SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue11Selectivity of pesticides used in peach orchards on eggs and pupae of the predator Chrysoperla externaAdaptability and stability of coffee genotypes in the organic cultivation in Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

ROS, Amarílis Beraldo; TAVARES FILHO, João  and  BARBOSA, Graziela Moraes de Cesare. Sweet potato tuberous roots yield under different soil managementsProdutividade de raízes tuberosas de batata-doce em diferentes sistemas de preparo do solo. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.11, pp.1929-1935. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20121169.

Este trabalho objetivou avaliar a produtividade de raízes tuberosas de batata-doce em diferentes sistemas de preparo do solo e épocas de colheita. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas corresponderam a quatro sistemas de preparo do solo: preparo convencional com palha de Urochloa decumbens incorporada e confecção de leiras (PCCP), preparo convencional sem palha e com confecção de leiras (PCSP), preparo reduzido com manutenção de palha na superfície (PRCP) e preparo reduzido sem palha (PRSP); e as subparcelas, a quatro épocas de colheita: 90, 120, 150 e 180 dias após plantio. Entre os sistemas estudados, a cultura da batata-doce apresenta maiores produtividades total e comercial de raízes tuberosas em função de maiores números total e comercial de raízes tuberosas em solo manejado sob preparo convencional, tanto com (PCCP) como sem palha (PCSP). Assim, o preparo convencional do solo é mais adequado ao cultivo da batata-doce.

Keywords : Ipomoea batatas; plantio direto; conservação do solo; preparo reduzido; massa de matéria fresca..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )