SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número5Interference of spray volume, fruit growth and rainfall on spray deposits in citrus black spot control periodsEpidemiological, clinical and diagnostic aspects of sheep conidiobolomycosis in Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência Rural

versión impresa ISSN 0103-8478versión On-line ISSN 1678-4596

Resumen

ROCHA, Laurelize Pereira et al. Carga de trabalho rural: estudo desenvolvido em dois ambientes rurais do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Cienc. Rural [online]. 2016, vol.46, n.5, pp.832-838.  Epub 08-Mar-2016. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20150144.

Este estudo objetivou analisar as cargas decorrentes do trabalho rural de agricultores hortifrutigranjeiros. Realizou-se estudo exploratório e descritivo, com 259 agricultores hortifrutigranjeiros em dois ambientes rurais. Utilizou-se questionário semiestruturado, baseado nos conceitos do instrumento NASA-TLX, para analisar a carga de trabalho. Os resultados mostraram que, para os agricultores homens e para as mulheres de um ambiente, a demanda que mais contribui para a formação da carga de trabalho foi o nível de esforço total; para mulheres do outro ambiente, foi exigência física. Conclui-se que as evidências relativas à carga de trabalho fornecem subsídios para outras investigações da saúde da população rural e para o desenvolvimento de estratégias de prevenção de agravos relacionados ao trabalho rural.

Palabras clave : saúde da população rural; saúde do trabalhador; carga de trabalho..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )