SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue3Seasonality on the antifungal potential of green propolis collected in Campo Grande - MS, BrazilDifferent feeding habits influence the activity of digestive enzymes in freshwater fish author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

BISOGNIN, Dilson Antônio et al. Resgate de árvores adultas de erva-mate e canjerana por estaquia de brotos epicórmicos de rebrota pós-fogo. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.3, e20151287.  Epub Jan 05, 2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20151287.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de resgatar árvores adultas por estaquia de brotos epicórmicos de rebrota pós-fogo. Foram estudadas a erva-mate ( Ilex paraguariensis St. Hil.) e a canjerana ( Cabralea canjerana Vell. Mart.), que são espécies nativas de difícil propagação por sementes e de relevante importância econômica e ecológica. O material vegetativo utilizado para o preparo das estacas foi constituído de brotos, provenientes da rebrota da diferenciação dos tecidos de gemas do colo de árvores matrizes com, aproximadamente, 20 anos de idade. Para a erva-mate, estacas de gema única foram tratadas com 4000 e 8000mg L-1 de ácido indolbutírico (IBA), e as testemunhas que não receberam tratamento auxínico. As estacas foram cultivadas em três diferentes substratos: casca de arroz carbonizada, vermiculita e areia de granulometria grossa. O experimento foi um fatorial no delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições de cinco estacas. Para canjerana, estacas basais, medianas e apicais de gema única, foram ou não tratadas com 6000mg L-1 de IBA e cultivadas em substrato comercial e areia de granulometria grossa (3:2 v/v). O experimento foi um fatorial no delineamento inteiramente casualizado, com dez repetições de três estacas. A estaquia de rebrota pós-fogo pode ser utilizada para o resgate de árvores adultas de erva-mate e canjerana. Estacas de erva-mate tratadas com 8000mg L-1 de IBA enraízam melhor em areia grossa. Estacas de canjerana, obtidas da porção basal das brotações, apresentam maior sobrevivência e enraizamento do que as medianas e apicais.

Keywords : propagação vegetativa; revigoramento; ácido indolbutírico; substrato; produção de mudas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )