SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número5Potencial de produção de mudas de Aspidosperma cylindrocarpon via resgate de plântulasAtividade antimicrobiana e constituintes químicos dos óleos essenciais e oleoresinas extraídas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

WILLE, Vania Karine Dick et al. Produção de polpa celulósica a partir das fibras de junco. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.5, e20160652.  Epub 02-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20160652.

A madeira é a principal fonte de matéria prima utilizada nas indústrias de celulose no Brasil, porém o emprego de fibras não madeireiras pode ser uma alternativa satisfatória para a fabricação de papéis com propriedades diferenciadas e especiais. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial das fibras de Schoenoplectus californicus (C.A. Mey.) Soják, popularmente conhecido como junco, na produção de polpa celulósica, como fonte alternativa de fibras para as indústrias do setor de celulose e papel. Nas fibras do junco foram realizadas análises de composição química, entre elas: teores de extrativos, lignina, carboidratos, ácidos urônicos e minerais. As polpas celulósicas produzidas a partir do junco foram avaliadas no que diz respeito às características físico-químicas (viscosidade, ácidos hexenurônicos, etc.) e anatômicas (comprimento, largura, etc.). As análises químicas demonstraram que as fibras do junco apresentam altos teores de extrativos e sílica, o que as tornam uma matéria prima desfavorável para a produção de polpa celulósica. O processo de polpação kraft do junco resultou em polpas marrons de baixa viscosidade (34,5m Pa.s) e com baixos teores de ácidos hexenurônicos. O junco pode ser classificado como fonte de fibras curtas para as indústrias de celulose e papel.

Palavras-chave : Schoenoplectus californicus; caracterização química; processo kraft.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )